top of page

Ouro Preto: muitas histórias para contar.

Ouro Preto é um município localizado na Região Central de Minas Gerais. Possui uma área aproximada de 1.245km² e sua população totaliza aproximadamente 70.281 habitantes. Posicionado na porção centro-sul do Estado, Ouro Preto tem como principais confrontantes os municípios de Mariana, Itabirito, Ouro Branco, Congonhas e Santa Bárbara.

Além do distrito-sede, o território é dividido em mais 12 distritos, como mostra o mapa abaixo:

O município guarda uma intensa relação com a atividade de exploração mineral. As primeiras ocupações do território datam do final do século XVII – aproximadamente em 1698 – quando foi desencadeada a exploração aurífera na região.

Em 1711, consolida-se a primeira configuração urbana com o nome de Vila Rica de Albuquerque. Ao longo do século XVIII foram efetivadas as intervenções urbanas mais significativas e, nesse período, foram construídas as principais referências arquitetônicas de Ouro Preto. Destacam-se, aqui, as principais pontes, os chafarizes, o Centro Administrativo (atual Praça Tiradentes), o Palácio dos Governadores, a Casa de Câmara e Cadeia assim como as inúmeras capelas e igrejas de estilo barroco das diversas ordens e irmandades religiosas que formam o atual centro histórico da cidade.

O final do século XVIII foi marcado pelo declínio da exploração das minas de ouro, com consequente esvaziamento populacional da Vila pela crise de abastecimento e decadência econômica.

Em 1823, Vila Rica de Albuquerque foi elevada à cidade, sob o título de Imperial Cidade de Ouro Preto. A partir daí a cidade passou por muitas modernizações para se firmar como capital da província de Minas Gerais.

Ao final do século XIX, no período republicano, a cidade de Ouro Preto perde o status de capital da província, que em 1897 passou para Belo Horizonte. Esse fato ocasionou um novo processo de esvaziamento e decadência econômica na cidade. Ouro Preto viveu momentos de esquecimento e abandono. No século XX começa-se a produzir uma nova consciência em relação à necessidade de se preservar os registros do passado e a cidade de Ouro Preto tornou-se símbolo de uma era guardando os maiores exemplares nacionais da arquitetura e arte colonial e barroca. Em 1933, Ouro Preto foi erigida a Monumento Nacional. Em 1938, o conjunto histórico da cidade foi tombado pelo SPHAN - Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Há muitas histórias para se contar sobre Ouro Preto. São também muitos pontos turísticos a serem visitados, muitas fotografias a serem tiradas e muitas tradições e comidas gostosas.

As construções são verdadeiras obras de arte e exemplares da arquitetura colonial. Grandes nomes da arte barroca mineira trabalharam em projetos dos edifícios, esculturas e pinturas das igrejas. Entre os artistas mais importantes está Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além dele, destacam-se também Manuel da Costa Ataíde (conhecido como Mestre Ataíde), Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.

Vista da ladeira que leva à Igreja de São Francisco de Paula.

Os museus ajudam a compreender como Vila Rica se tornou a atual Ouro Preto e também a grande influência que a atividade mineradora, a religião e a escravidão tiveram sobre o povo e o desenvolvimento da região.

Museu da Inconfidência

Cada novo visitante pode, a partir de seu olhar, contar a sua própria história a partir das histórias dessa encantadora cidade de Minas Gerais. Vamos descobrir um pouco mais sobre Ouro Preto pelo olhar dos alunos do 5º ano do Colégio Santo Antônio?

bottom of page