Casa dos Contos é pura história!
- Joice Martins
- 14 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Chegando ao centro histórico de Ouro Preto, o casarão construído em estilo barroco mineiro chama atenção pela imponência e beleza. A Casa dos Contos de Ouro Preto é um espaço de grande importância histórica, e que ao longo dos anos teve diversas finalidades.
O casarão foi construído entre 1782 e 1784 para ser residência de João Rodrigues Macedo, o administrador de impostos da Capitania de Minas Gerais.
O espaço também funcionava para assinatura de contratos, local de pesagem e arrecadação de 1/5 do ouro encontrado nas minas da região.
Também era um ponto de encontro da oligarquia de Vila Rica que se reunia para jogos de cartas e encontros sociais e até mesmo para realização de algumas reuniões dos Inconfidentes.
Foi o casarão que abrigou as tropas do Vice-Rei, que foram enviadas para Minas para investigar o movimento da Inconfidência e, em seguida, serviu de prisão para os Inconfidentes até serem levados paro o Rio de Janeiro.
Entre 1820 a 1844, a casa foi ampliada, para receber a Casa de Fundição do Ouro e a Casa da Moeda.
No século XX no casarão funcionou como Correios e Telégrafos, a Caixa Econômica Federal e posteriormente a Prefeitura.
Em 1983 o casarão foi reformado para se transformar no museu onde hoje encontra-se o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e o Museu da Moeda e do Fisco, oferecendo exposição permanente de objetos, e mobiliário dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e livros antigos como o Livro de Ouro que registra a primeira visita de Dom Pedro I à cidade. A instituição expõe ainda obras de arte contemporânea do acervo doado por artistas que realizaram exposições no museu, e apresenta mostras culturais temporárias regularmente, além de promover lançamentos de livros, exibições musicais e artístico-culturais.
Uma das peças expostas no museu é uma latrina, banheiro por onde as fezes desciam e caiam na senzala, de onde surgiu o termo enfezados.
O mais impressionante da visita encontra-se no subsolo: a senzala dos escravos.
Atualmente é uma das poucas casas de Ouro Preto onde encontramos uma senzala e que está aberta para visitação.
Localizada no subsolo do museu com um chão de pedras difícil de andar, encontramos objetos de punição, como o ferro, usado para marcar os escravos que fugiam, que gerou a expressão "vou ferrar você" ou/e "você vai se ferrar”, além de açoites, chicotes, armas, cravos, correntes e ferramentas de trabalho. Testemunhos materiais de um período que não se deve esquecer, além de elementos que buscam representar a vida cotidiana dessas pessoas à época.
A entrada no museu é gratuita! Fotos estão liberadas à exceção do espaço onde se encontra a senzala.
Museu Casa dos Contos
Informações Importantes:
Endereço: Rua Xavier da Veiga, 176 -416 – Ouro Preto – MG.
Dias e horários de funcionamento:
3ª a Sábado de 10:00 hs às 17:00 hs.
Domingos e feriados de 10:00 hs às 15:00 hs.
Segunda: Fechado
Comments